Direção: Monique Gardenberg
Roteiro: Jorge Furtado, Glênio Póvooas e Monique Gardenberg, baseado em livro de Chico Buarque
Produção: Paula Lavigne e Augusto Casé
Música: Monique Gardenberg
Fotografia: Marcelo Durst
Desenho de Produção: Daniel Flaksman
Direção de Arte: Marcos Flaksman
Figurino: Marcelo Pies
Edição: João Paulo Carvalho
Elenco
Paulo José (Benjamin Zambraia)
Cléo Pires (Ariela Masé / Castana Beatriz)
Danton Mello (Benjamim - jovem)
Chico Diaz (Alyandro Sgaratti)
Guilherme Leme (Jeovan)
Rodolfo Botino (Gâmbolo)
Ernesto Piccolo (Zorza)
Mauro Mendonça (Dr. Campoceleste)
Nélson Xavier (Dr. Cantagalo)
Miguel Lunardi (Prof. Douglas)
Pablo Padilha (Inquilino)
Dada Maia (Recepcionista da imobiliária)
Micaela Góes (Aninha)
Ana Kutner (Assistente de Gâmbolo)
Ivone Hoffman (Governanta)
Zeca Pagodinho
Wando
Sinopse
Ao conhecer a jovem Ariela Masé (Cléo Pires), de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia (Paulo José) revive as delícias e horrores da paixão. A "reencarnação" da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.
Premiações
- Recebeu 7 indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil, nas seguintes categorias: Melhor Ator (Paulo José), Melhor Atriz (Cléo Pires), Melhor Ator Coadjuvante (Chico Diaz), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhor Trilha Sonora. - Ganhou o prêmio de Melhor Atriz (Cléo Pires), no Festival do Rio.
- Ganhou 4 Lentes de Cristal no Festival de Cinema Brasileiro de Miami, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Paulo José), Melhor Edição e Melhor Direção de Arte.
Curiosidades
- Benjamim é o 2º filme dirigido por Monique Gardenberg. O anterior fora Jenipapo (1995).
- Benjamim é o 2º livro de Chico Buarque a ser adaptado para o cinema. O anterior fora Estorvo (2000).
- Monique Gardenberg escreveu sozinha o 1º tratamento do roteiro, que seria depois aprimorado juntamente com Jorge Furtado e Glênio Póvoas. Levou 4 anos para escrever a adaptação, levantar a produção e fazer o filme.
- Filme de estréia de Cléo Pires no cinema.
- Danton Mello e Paulo José trabalharam juntos na caracterização do modo de andar de Benjamim Zambraia, incluindo as hesitações que exprimem a insegurança do personagem. Até a imitação de Elvis Presley, que só cabia a Danton fazer diante das câmeras, Paulo não se furtou a experimentar no set.
- Danton Mello teve que emagrecer quase 10 quilos à base de ginástica aeróbica e dieta alimentar, para ganhar os contornos de um galã dos anos 60. E teve que observar atentamente o trabalho do ator Paulo José, que interpreta o mesmo personagem no filme.
- O apartamento de Paris foi cenografado no Hotel Glória. As salas da Imobiliária Cantagalo, com suas vistas quase aéreas, foram inteiramente montadas nas dependências da produtora Dueto Filmes, uma casa plantada no chão da Zona Sul carioca.
- Foi exibido na mostra Première Brasil, do Festival do Rio 2003.