sábado, 16 de fevereiro de 2008

Paris Adormecida



( Paris Qui Dort – França – 1923 -34 min)

DIREÇÃO: René Clair
ROTEIRO: René Clair
MÚSICA: Jean Wiener
ELENCO: Charles Martinelli, Henri Rollan, Albert Préjan

SINOPSE: Um sábio louco imobiliza Paris por meio de um raio diabólico, deixando todos os parisienses mergulhados num sono letárgico. Apenas um grupo de jovens, refugiados no alto da Torre Eiffel, escaparam do sinistro plano. Primeiro filme do cineasta mais francês dos franceses - René Clair. Com ironia e poesia, Clair registrou Paris como nenhum outro conseguiu fazer. Esta edição em DVD apresenta o filme restaurado e re-editado pelo próprio Clair nos anos 50.

RENÉ CLAIR



O Cineclube Alpharrabio começa o ano com um filme da França. O diretor escolhido é a melhor imagem dos franceses.

A obra cinematográfica de René Clair, de coerência e unidade interna excepcionais, revela um mundo poético no qual a realidade resvala para o irreal e a malícia e a ironia mascaram a ternura pelos personagens.

René-Lucien Chomette nasceu em Paris em 11 de novembro de 1898. Seu primeiro filme, Paris qui dort (1923; Enquanto Paris dorme), revelou o gosto pelo fantástico e pela comédia; no segundo, aderiu à vanguarda e fez de Entr'acte (1924; Entreato) um clássico de média metragem. Ainda na fase silenciosa, realizou um documentário e cinco comédias longas. Destacou-se com Un Chapeau de paille d'Italie (1927; Um chapéu de palha da Itália), no qual combina a anedota popular com a ironia intelectual, constante em sua obra. Foi dos primeiros a empregar o som de modo expressivo em Sous les toits de Paris (1930; Sob os tetos de Paris). Obteve a consagração com Le Million (1930; O milhão), À nous la liberté! (1931; Viva a liberdade), Quatorze juillet (1932; Quatorze de julho) e Le Dernier Milliardaire (1934; O último milionário), este sabotado pelos fascistas.

O êxito de The Ghost Goes West (1936; Fantasma camarada), feito na Inglaterra, e a segunda guerra mundial incentivaram-no a transferir-se para Hollywood, onde dirigiu cinco filmes, o melhor deles It Happened Tomorrow (1943; O tempo é uma ilusão). Dos oito filmes franceses dirigidos entre 1947 e 1965, a crítica destaca sobretudo Le Silence est d'or (1947; Silêncio de ouro), Les Belles de nuit (1952; Esta noite é minha) e Les Grandes Manoeuvres (1955; As grandes manobras). Clair morreu em 15 de março de 1981 em Neuilly-sur-Seine.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Cinema no Mundo

Começamos o quarto ano do Cineclube.
As reuniões serão duas por mês.
O tema sera centralizado no país de origem do filme.
O objetivo é ampliar o conhecimento do Cinema no Mundo.
Nossa primeira reunião é dia 27.
Sua presença é importante.